4 Tipos de Tempero para Filé de Peixe e como preparar

Um dos maiores desafios de um chef ou gestor de restaurante é oferecer pratos diferenciados e saborosos a seus clientes. Além de ser criativo e aguçar o desejo do público, um bom tempero deve realçar o sabor do prato.
Para garantir o sucesso de um prato de pescado a combinação dos sabores deve estar balanceada e o tempero deve salientar o sabor do peixe.
Hoje vamos te indicar 4 tipos de tempero para filé de peixe para você usar no seu restaurante. Confira!

Como escolher o tempero para filé de peixe

Cada peixe tem suas características, alguns chegam a ser semelhantes em diversos aspectos, porém, é importante saber os diferenciais de cada espécie, para potencializar o seu sabor.
Abaixo separamos os peixes de carne branca e escura para que você possa entender como os temperos poderão te ajudar na hora de temperar os seus filés.

Como temperar file de peixe de carne branca

Os peixes de carne branca costumam ter sabores mais suaves, por isso poucas combinações de temperos naturais, sementes, folhas e até frutas são capazes de realçar o sabor do peixe.

Como temperar file de peixe de carne escura

As carnes de peixe mais escuras tendem a ter sabor mais forte, por isso o recomendado é misturar temperos que apresentam sabores destacados. O alecrim, por exemplo, é uma das especiarias mais utilizadas e indicadas para assar filés de peixes. Você pode combinar o alecrim com outros condimentos, como o estragão, por exemplo.

A melhor técnica para fazer com que os pescados peguem tempero é a marinada. Além de deixar a carne mais tenra, a marinada faz o tempero imergir no filé e, com isso, agregar sabor ao pescado.

Geralmente, é feita com um líquido ácido, que pode ser vinho branco e seco, vinagre ou limão combinado com ervas, especiarias e legumes que vão aromatizar a carne. Deixe os filés de peixe marinando por cerca de 2 horas.

Como temperar cada filé de peixe

Filé de Tilápia

Para fazer um delicioso filé de tilápia grelhado, tudo que você precisa é de suco de limão, sal, pimento do reino, cheiro verde e azeite.

Filé de Merluza

Experimente assado com cebolas, alho poró e limão, tudo cortado bem fininho, com alcaparras, sal e pimenta do reino a gosto regado com bastante azeite de oliva. Leve ao forno sem esquecer de cobrir com um papel alumínio.

Filé de Pescada

Use suco de limão, acrescentando alho picado, alecrim, salsinha, azeite extravirgem e sal a gosto, são suficientes para grelhar o filé de pescada.

Filé de Salmão

Use azeite sal e pimenta nos filés por um hora. Misture farinha de pão, salsinha, manjericão e ervas em único recipiente, em um outro, bata alguns ovos como uma omelete. Passe os filés no ovo, em seguida na mistura de farinha com temperos, e leve ao azeite bem quente.

O que você vai servir para o seu cliente define o conceito que seu restaurante pretende seguir. Para um público mais descontraído e informal, mas não menos exigente, o uso dos temperos mais simples e variados pode criar a expectativa de que sempre possa ter algo de diferente no cardápio.

Um leque de possibilidades desde os tradicionais suco de limão, alho e sal, aos mais variados mix de ervas, invenções e criações de temperos da casa, por exemplo, podem justamente ser o conceito que você tanto busca para o seu restaurante.

Já quando estamos falando sobre um ambiente tradicional ou formal os temperos elaborados e pratos mais contextualizados à alta gastronomia talvez sejam a melhor opção.
Não é o tempero simples ou elaborado que vai determinar a qualidade do seu restaurante. Nosso conselho é que você tenha sempre pescados de alta qualidade e que eles sejam preparado por bons profissionais.