Benefícios da tilápia que você provavelmente não conhecia

Seja de água doce ou de água salgada, o Brasil possui uma vasta variedade de peixes em seu território. Dentre eles está a tilápia, um dos pescados mais cultivados no país, que vem conquistando o mercado, o prato e o paladar dos brasileiros.

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 57% da produção do país. E, embora o mercado e a sociedade estejam enfrentando a pandemia do Coronavírus, os produtores de peixes preveem um crescimento de quase 5% na produção em 2020.

E não é atoa que a tilápia caiu nas graças do brasileiro! Caracterizada por um sabor suave, sem odor intenso, cor branca e baixo teor de gordura, ela tem um preço acessível e pode ser preparada de diversas maneiras. Uma forma simples de preparo é grelha-la na frigideira por cerca de 30 minutos após tempera-la com sal e limão. E o melhor: pode comer sem culpa, já que a porção de 100g tem 96 calorias e 20% de sua composição é de proteína.

A seguir vamos comentar um pouco mais sobre os benefícios da tilápia que você provavelmente não conhecia:

Ganho de massa magra
Por ser um alimento rico em proteínas, é altamente indicado para quem almeja o ganho de massa magra e excelente na recuperação muscular. Não é difícil encontrar a tilápia presente na dieta de atletas de alto rendimento ou de pessoas que querem levar uma vida mais fitness.

Ajuda no emagrecimento
A tilápia possui uma quantidade muito baixa de carboidratos, bem como uma quantidade pouco expressiva de gorduras. Assim sendo, o consumo deste peixe pode ser um grande aliado de uma dieta com foco na perda de gordura corporal.

Forte aliada da saúde
A tilápia contém vitaminas D, A e B, bem como minerais, incluindo cálcio, zinco e ferro. Dentre os diversos benefícios proporcionados por seus nutrientes, estão a melhora na saúde de ossos e dentes, auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares, ação antioxidante, além de ser regeneradora de tecidos e músculos. É um peixe rico em ácido DHA, um ácido graxo do tipo ômega-3, que traz benefícios a saúde do cérebro, protegendo da ação degenerativa de radicais livres.

Pode ser consumida por grávidas
Considerando que a tilápia possui um baixo teor de mercúrio, além de oferecer ácidos graxos ômega-3, este alimento costuma ser recomendado como complemento na alimentação de mulheres grávidas. No entanto, é importante ressaltar que qualquer inclusão de peixes na alimentação de gestantes deve ser discutida com um nutricionista ou profissional qualificado.

Melhora na digestão
Por se tratar de um peixe de carne branca, com baixo teor de gorduras, a tilápia não é considerada um alimento pesado para o sistema digestivo, além de impedir a inflamação e a prisão de ventre. A tilápia também pode ser combinada com legumes e vegetais, para obter pratos leves e de alto valor nutricional.

Poder cicatrizante
Descoberto por médicos e pesquisadores do Ceará há alguns, a pele de tilápia age como um curativo para queimaduras de 2º e 3º grau e o seu uso acelera o processo de cicatrização, bem como reduz a dor do paciente. Aproximadamente cerca de 350 pessoas já foram beneficiadas por este procedimento pioneiro em todo o Brasil.

Como vimos, a tilápia é um peixe saboroso, benéfico para a saúde, grande aliado na prevenção de doenças, versátil na cozinha, de fácil digestão e que traz diversos benefícios para o nosso corpo.

Você pode comprar tilápia pronta para o preparo em nossa loja: https://lojaryualimentos.com.br/produto/pescados-nacionais/file-de-tilapia/

Para esta e outras dicas, continue ligado(a) nos posts do Blog da Ryu!