Como aumentar as Vendas do seu Cardápio Semanal

O sabor e a qualidade dos pratos servidos por um restaurante ou buffet são suas maiores estratégias de marketing. Quando o estabelecimento conta com esses dois fatores em seu Cardápio Semanal, as vendas estão praticamente garantidas.

Por outro lado, o gestor não pode se acomodar e deve sempre estar em busca de estratégias que aumentem as vendas do seu cardápio semanal.

Para te ajudar, separamos algumas dicas simples que podem ser adaptadas a outros tipos de negócio. Confira!

Como o cliente lê o seu cardápio semanal

Entender como o cliente lê o seu cardápio te ajudará a apresentar os pratos de forma mais estratégica.

Alguns estudos revelam que nós lemos os cardápios da mesma forma que lemos livros, começando pelo canto superior direito, mas só memorizamos as primeiras informações.

Outro dado interessante é que um terço do público avaliado está propenso a pedir o item que está no topo do cardápio, pois é para onde a sua atenção está sendo direcionada.

A partir dessas informações, especialistas começaram a recomendar que os pratos mais rentáveis ou mais interessantes sejam colocados no canto superior direito.

Veja abaixo outras técnicas que podem ser aplicadas ao seu cardápio semanal.

  1. Desenvolva uma boa descrição para os seus pratos

Alguns restaurantes colocam o nome do prato no cardápio e do que ele é composto como arroz, feijão, bife, fritas e etc. Mas essas informações não são muito atrativas, pois não estimulam o imaginário do cliente.

A descrição dos pratos deve ser rica, ressaltando os sabores e os ingredientes que dão destaque para o prato, além de fazer com que o cliente imagine como será a sua experiência degustativa.

Estabelecimentos que oferecem muitos peixes em seu cardápio devem falar sobre os sabores, as sensações e as texturas do prato, pois é muito comum que os clientes não conheçam as diferenças entre um peixe e outro. Por isso, dê mais detalhes sobre cada prato e ressalte informações sobre ingredientes de grandes marcas ou produzidos artesanalmente, eles elevam o interesse do consumidor.

  1. Invista na fotografia dos pratos

Incluir imagens dos pratos no cardápio semanal faz com que o cliente tenha uma ideia de como ele é, sua proporção e etc. Nós, seres humanos, somos muito visuais e contar com uma foto contribui com o momento do pedido.

É importante que as imagens sejam bonitas e de ótima qualidade. Contrate um fotógrafo profissional, de preferência alguém com experiência em fotografar pratos, reserve um dia mais tranquilo em seu restaurante e combine com a equipe da cozinha para capricharem na apresentação dos pratos.

Aproveite para fazer mais fotos do que realmente precisa, para ter um banco de imagens reservado, assim quando quiser atualizar as imagens, não precisará fazer todo processo novamente.

Será preciso fazer um investimento considerável, mas você terá um bom retorno com isso.

  1. Faça promoções semanais e divulgue o seu cardápio

As promoções ajudam a impulsionar as vendas dos pratos. Separe alguns dias da semana para promover as vendas de pratos específicos. Você pode dar descontos naqueles que vendem menos ou ofertar uma bebida, sobremesa ou café junto com as refeições.

Aproveite a sazonalidade de alguns itens como peixes, legumes e verduras, para diversificar o seu cardápio semanal.

Depois de montar a promoção ou oferta é preciso divulgar. As redes sociais são ótimos canais para divulgação, pois atingem um grande público e são econômicas.

Além disso, você pode criar anúncios para fazer com que suas ofertas cheguem em um público maior.

O que você tem feito para aumentar as vendas do seu cardápio semanal?

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