Dicas de pratos para surpreender no verão

Com a chegada do verão, torna-se irresistível saborear um bom pescado. Seja na praia ou mesmo em casa, esses pratos arrebatam corações por seu caráter leve, harmonizando perfeitamente com os dias quentes dos trópicos. No Brasil, é muito comum encontrá-los em formas de petiscos pelos litorais e, também, no cotidiano em preparos mais rápidos. Agora, não se engane! Nem todo peixe é exclusividade do calor. Afinal, estamos falando de uma carne extremamente diversa e versátil. Por exemplo, se formos pensar nos mais diversos tipos de camarões e suas possibilidades, podemos correr para a beira do mar e entendê-lo como parte das paisagens mais paradisíacas. Fato esse que é a mais pura verdade. Entretanto, tal iguaria também pode fazer parte dos cenários mais bucólicos e frios que se pode imaginar. Não é só de limão que vive o camarão! Mas vai muito bem em risotos e outros preparos deliciosos de pratos quentes.

Agora, voltando ao verão, o contrário também é verdade. Afinal, o peixe pode ter suas características, mas a aventura do preparo é de quem o cozinha. Aqui, portanto, podemos convocar o maior aliado dos pratos praianos, o limão. Este fruto é um grande parceiro das receitas litorâneas, uma vez que sua acidez impõe um frescor absoluto às carnes mais diversas. Nesse sentido, podemos fazer os preparos mais deliciosos e simples possível com o camarão. Você vai precisar de:

– 500g de camarão rosa eviscerado 50/60 da Empório Ryu

– Suco de meio limão

– Sal

– 1 Colher de farinha de trigo.

– 1 Dente de alho espremidos.

Depois de temperar o camarão com o alho, o sal e o limão, misture a farinha. Feito isso, basta fritar até que fiquem dourados.

Fácil, né? Garanto que você não vai se arrepender com tal preparo.

Mas não é só o camarão que vai muito bem com essa estação. Podemos citar, logo de cara, alguns peixes deliciosos que já são clássicos da culinária de verão. O linguado é um ótimo exemplo disso, sendo ótimo para preparos empanados e fritos e, também, para ceviche. Bom, sem mais delongas, vamos para a receita.

Para o ceviche, você vai precisar de:

– 550 Gramas de filé de linguado da Empório Ryu.

– 1 Xícara de chá de suco de limão

– Cebola roxa cortada em Julienne

– 2 Colheres de sopa de azeite

– 1 Xícara de chá de tomate cereja

– Sal a gosto

– Cebolinha picada a gosto

Para preparar, é tudo muito simples. Basta misturar todos os ingredientes e levar à geladeira por duas horas. Sirva a seguir.

Além dessa delícia, o linguado ainda pode ser preparado como um ótimo tira-gosto empanado. Para isso, você vai precisar:

– 550 Gramas de filé de linguado da Empório Ryu.

– Suco de meio limão.

– 2 Xícaras de chá de farinha de rosca.

– 2 Xícaras de chá de farinha de trigo.

– Sal e pimenta a gosto.

Para preparar, basta temperar os filés com o limão, o sal e a pimenta. Depois, empane-os, passando na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Frite em óleo quente até ele assumir um aspecto dourado.

Gostaram das dicas? Siga-nos também nos nosso Instagram, o @emporioryu.