Peixes Congelados e o que fazer quando próximos de vencer

Peixe congelado próximo ao vencimento

O que fazer quando os peixes congelados estão próximos de vencer? É isso que vamos responder neste artigo.

Em qualquer estabelecimento alimentício os gestores estão sujeitos a diversos riscos e um deles é lidar com o vencimento dos produtos. Com os peixes congelados não é diferente, todo produto, inclusive o congelado, tem um prazo de validade que deve ser respeitado. A diferença é que entre o peixe fresco e o peixe congelado, este último terá um tempo de vida maior.

Como evitar a perda dos peixes congelados

Antes de falar sobre o que fazer quando os peixes congelados estão para vencer, vamos dar algumas orientações para que você possa evitar esse problema no futuro. Confira as dicas a seguir.

Tenha total controle do seu estoque

A gestão do seu estoque deve ser feita de forma eficiente. Acompanhe o giro dos produtos, entenda quais tipos de peixe saem mais e em quais períodos para evitar fazer grandes pedidos e acumular produtos. Claro que no início do negócio ficará um pouco complicado ter esse panorama, mas é muito importante que você tenha isso como uma prática.

Além disso, tenha um meio de registrar os itens por ordem de vencimento, pode ser por meio de uma planilha ou um sistema integrado, mas é fundamental fazer o acompanhamento e ficar de olho nos vencimento dos produtos.

Oriente a sua equipe

 Tenha como regra e oriente sua equipe para não receber nenhum produto que esteja com o vencimento próximo.

Treine os funcionários para armazenarem os peixes congelados de forma com que fiquem em ordem de vencimento. Ou seja, os mais novos vão para o fundo do estoque e os que já estavam estocadas vão para a frente. De preferência em ordem de vencimento, olhando a data de cada produto, para que nenhum acabe esquecido.

Não deixe os peixes vencerem

 Nem todos os fornecedores trocam alimentos que já venceram, principalmente os congelados, por isso é importante ter uma gestão eficiente.

Fique atento com as datas de vencimento e tente negociar a troca daqueles que estão próximos de vencer e você acha que não conseguirá usar.

Caso não consiga fazer a troca, veja a seguir como solucionar esse problema.

O que fazer com os peixes congelados próximos de vencer

Os peixes congelados que você comprou estão próximos de vencer e o fornecedor não poderá fazer a troca por outros com uma validade longa, então o que fazer?

Você terá que estimular a venda ou o uso desses produtos antes que eles não possam mais ser consumidos. Veja abaixo como isso pode ser feito.

Coloque os pratos em oferta

Faça ofertas com os pratos que levam os peixes congelados que estão próximos de vencer. Você pode criar uma promoção com o nome do peixe e divulgá-lo no cardápio, informando que naquele dia, todos os pratos com aquele peixe estarão em oferta.

Faça com que os garçons ofereçam os pratos que contém esse peixe

É muito comum de um cliente que não conhece o restaurante pergunte ao garçom quais são os carros-chefe da casa ou as indicações do chefe. Peça que eles deem preferência por ofertar os pratos com os peixes que estão próximos de vencer.

Presenteie os clientes

Caso os pratos não estejam saindo mesmo com as ofertas que você lançou, também há a opção de dar um prato na compra de outro. Faça um reajuste no valor do combo, para não perder o prato. Você pode fazer isso com a venda em grupos, por exemplo.

O ideal é não deixar que os peixes congelados cheguem próximo do vencimento, mas caso isso não seja possível de evitar, há formas de não sair no prejuízo.

Continue acompanhando o Blog da Ryu e fique por dentro de diversas dicas de gestão para o seu restaurante.

Veja também